Quem Somos‎ > ‎

Historial


Em 1979, foi criada a Comissão de Cicloturismo, no seio do Movimento de Ciclismo Juvenil do Norte da Direcção Geral dos Desportos – Porto, para proporcionar aos pais dos jovenzitos ciclistas do MCJN, que tinham bicicleta, a possibilidade de se organizarem e manterem-se agregados a uma Comissão, que lhes proporcionaria a realização de vários passeios devidamente organizados.

No primeiro ano, realizamos 12 eventos cicloturistas, tínhamos 120 inscritos e movimentamos 996 “atletas”, mas passados três anos (ou seja no final de 1981), estes números tinham subido para 700 cicloturistas e movimentaram-se 7.392 “atletas”, obrigando-nos em 1982 (mais propriamente em 01 de Junho), a fundar a Associação de Cicloturismo do Norte, que começou com um espaço de um prédio pertencente ao Seminário de Vilar e cedido por este gratuitamente, para reuniões às terças e quintas feiras à noite.

Acontece, que com o movimento associativo a crescer, teríamos que enfrentar a decisão de conseguirmos uma Sede própria, o que só foi possível graças à ideia dos dirigentes da altura, que encontraram uma solução que deveria ser exemplo para muitas colectividades, que só através de subsídios conseguem ter pernas para andar; e agora passados tantos anos, ainda sentimos orgulho desta n/casa, que não usufruiu de qualquer subsídio camarário ou do Governo Civil e apenas uma entidade particular que até nem é do Norte (Cafés Delta), nos ajudou com 50.000 Escudos. Foram todos os cicloturistas que ”emprestadaram” à sua Associação os 1.800 contos que faltavam e que liquidamos  no acto da escritura, que foi em Maio de 1990, ficando-nos este espaço por 2.400 contos, e que com o n/esforço e sócios carolas, o transformamos em duplex, para permitir-nos uma pequena sala para reuniões e arquivo.

Realizamos com a colaboração de outras  Associações de Cicloturismo  do País, em Oliveira de Azeméis o 1º Congresso Nacional de Cicloturismo nos dias 1, 2  e 3 de Novembro de 1991, que contou com um painel de intervenientes de grande mérito, entre eles o Sr. Prof. Dr.Olímpio Bento,  Dr. Gilberto Madail e Prof.Luis Horta.

Conta actualmente esta Associação com 1750 sócios, divididos por 98 clubes e praticantes em nome Individual.